Existem centenas de modelos de roteadores no mercado, com preços, configurações e características diferentes. Mas afinal, como escolher um bom roteador Wi-Fi?
Calma! Preparamos esse artigo com 4 dicas essenciais para você levar em conta antes de comprar o roteador:
1. Protocolos de segurança
Ao comprar um roteador você deverá pensar na segurança, velocidade e facilidade de instalação.
A segurança em uma rede privada é de grande importância, portanto escolha um roteador com protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2.
2. Antenas
Outro fator que deve ser verificado ao adquirir o dispositivo é a quantidade e potência de antenas disponíveis.
Você vai encontrar roteadores contendo entre duas e oito antenas. Mas geralmente, o mais utilizado nas casas são roteadores de uma ou duas antenas. Isso acontece porque roteadores com três antenas ou mais são geralmente mais utilizados em comércios e pequenas empresas, pelo fato de gerenciarem melhor a rede quando há mais de cinco ou seis dispositivos conectados ao Wi-Fi.
Além disso, é bom ter em mente que quanto maior for a potência da antena, maior será a área de amplitude abrangida pela rede local controlada pelo roteador.
3. USB e LAN
Verifique também a quantidade de entradas USB e LAN no seu roteador. As portas USB permitem que impressoras e HDs externos, por exemplo, sejam compartilhados dentro da rede.
Isso permite, por exemplo, que o backup automático de computadores e notebooks seja configurado com mais facilidade.
4. Frequência
Hoje, existem roteadores com frequência de 2,4 GHz e 5GHz. A diferença entre eles é o fato do sinal de 5 GHz possuir mais intensidade a curta distância; já a frequência de 2,4 GHz pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado! Precisa dar um upgrade no seu plano de Internet? Clique aqui para conhecer e comparar os planos Novum de Internet banda larga.