Amplamente utilizada há anos em ambientes como bases militares e grandes corporações, principalmente em países da Ásia e da Europa, além dos Estados Unidos, a Rede Mesh é uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi composto por pelo menos dois dispositivos que se comunicam entre si formando uma rede única. Atualmente, essa topologia de rede já está disponível para residências e pequenas empresas. Essa tecnologia de ponta garante uma super qualidade de conexão.
Em tradução livre do inglês, “mesh” significa malha, ou seja, cada dispositivo atua como um ponto de contato e quando conectados uns aos outros, formam uma malha, permitindo cobertura e distribuição de sinal Wi-Fi por todo o ambiente. Essa topologia forma uma rede distribuída e descentralizada em que cada ponto é capaz de se comunicar com os outros pontos próximos de forma direta e eficiente. Além disso, a tecnologia em malha faz com que não existam locais com pouco ou nenhum sinal de Internet no ambiente de cobertura. Ao se deslocar com um dispositivo conectado à rede o dispositivo seleciona automaticamente qual a melhor opção de conexão possível, garantindo sempre o máximo desempenho
A Rede Mesh muda a experiência dos usuários para uma conexão mais estável e sem interrupções, mesmo em locais com várias paredes ou obstáculos que poderiam prejudicar o sinal de uma rede tradicional.
Como funciona uma Rede Mesh?
O sistema Mesh forma uma rede única atuando com duas frequências, ou seja, os dispositivos podem se conectar sempre no melhor sinal disponível sem precisar selecionar outra frequência de forma manual. Para extrair o melhor da Rede Mesh, é preciso adequar o plano de Internet contratado e escolher estrategicamente a área de cobertura desejada.
Por que escolher a Rede Mesh ao invés de uma rede comum?
Para ter uma conexão Wi-Fi os roteadores wireless costumam ser a primeira opção para residências e pequenas empresas, afinal, o mercado dispõe de bons equipamentos que proporcionam uma boa área de cobertura e qualidade de sinal. Entretanto, é cada vez mais comum que apenas um roteador não seja suficiente com alta demanda de conexão e sobretudo para atender espaços maiores, principalmente quando não é possível instalar o roteador no centro do ambiente para que haja uma distribuição homogênea.
Ocorre que diversos motivos interferem no alcance e qualidade do sinal Wi-Fi de um roteador: paredes, móveis, tecnologia suportada, local instalado, quantidade de dispositivos conectados, entre outros, impactam na qualidade da conexão. A regra é: quanto mais distante do roteador, mais fraco e instável é o sinal.
Na Rede em malha o dispositivo Mesh é conectado por cabo ao link de Internet do provedor e atua como roteador, além de se conectar com os outros dispositivos Mesh distribuídos pelo ambiente. São necessários no mínimo dois dispositivos para estabelecer uma rede e a quantidade máxima de módulos depende do tamanho da área de cobertura desejada.
Os módulos que compõem a Rede Mesh atuam de forma dinâmica e inteligente, distribuindo o sinal uniformemente por todo o ambiente.
Tecnologia altamente segura
Na Rede Mesh os dados são transmitidos por meio de múltiplos caminhos, por isso a rede é menos suscetível a ataques de hackers ou a interferências eletromagnéticas. Isso torna essa tecnologia de rede altamente segura e ideal para ambientes que exigem uma cobertura ampla e confiável, como empresas, espaços públicos e até mesmo redes domésticas.
Conheça e experimente a Rede Mesh com a Novum
Se você está buscando uma solução de rede eficiente e confiável, a Rede Mesh é a escolha certa! Para contratar, conte com a Novum, empresa especializada em soluções em telecomunicações, preparada para projetar e implementar uma Rede Mesh personalizada para qualquer necessidade.
Não perca mais tempo com redes instáveis e ineficientes, contate a Novum desfrute de todos os benefícios.