Existem várias histórias sobre os roteadores. É preciso reiniciar o roteador de tempos em tempos? Microondas e secador de cabelo atrapalham o sinal? Hoje, vamos descobrir se essas, entre outras teorias, são VERDADEIRAS ou FALSAS. Boa leitura! 

 

  1. Raios na rede elétrica podem fazer com que dispositivos queimem e até mesmo causar acidentes graves. 

Verdade! Você sabia que o Brasil é atingido anualmente por cerca de 77,8 milhões de raios? Isso mesmo, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o país é o mais favorável à incidência desse fenômeno. E, sim, é verdade que os raios podem queimar os roteadores, assim como outros dispositivos eletrônicos.

Isso acontece porque esses dispositivos podem ser atingidos por uma sobrecarga da rede elétrica. Quando um raio a atinge, ele faz com que a tensão da fiação aumente e gere então uma sobrecarga no sistema, podendo danificar aparelhos eletrônicos por meio dessa descarga elétrica.

 

  1. É preciso reiniciar o roteador de tempos em tempos.

Falso, se o roteador for empresarial, mas verdade se for feito para uso doméstico. Reiniciar o roteador de tempos em tempos pode sim resolver alguns problemas. Com o tempo é possível que seu roteador fique sobrecarregado e isso faz com que o equipamento deixe de funcionar corretamente ou até mesmo obstrua a conexão com a internet. Ao reiniciar o roteador todos os dados presos se perdem e ele pode ser utilizado normalmente. 

 

  1. O microondas atrapalha o sinal.

Verdade. Não é de hoje que esse boato rola solto pelas casas. Você já chegou a ouvir isso em algum lugar? Bom, essa “lenda” é verdade, o microondas opera na mesma frequência que o roteador. Sendo assim, as ondas que o equipamento emite ao esquentar a comida podem acabar vazando, perturbando o tráfego de informações da rede Wi-Fi.

 

  1. Quanto maior for o número de antenas, maior será o alcance do roteador.

Falso. A quantidade de antenas pode influenciar muito na capacidade de transmissão do aparelho. Além disso, um roteador com múltiplas antenas pode trazer mais velocidade e confiabilidade para a sua rede. Mas o número de antenas não está ligado ao alcance do sinal de Internet.

 

  1. Posicionar o roteador em local mais alto melhora o sinal?

VERDADE! As ondas do roteador irradiam para frente e para baixo, por conta disso é recomendado que você deixe seu roteador em um lugar alto, como em cima de estantes, e centralizado. 

 

E aí, curtiu o artigo de hoje? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares e lembre-se, conte com um Provedor que atenda suas expectativas. Conte com a Novum. 

Atendemos o município de Hortolândia e fomos eleita por 3 anos consecutivos no quesito MAIOR SATISFAÇÃO – Prêmio Melhor Plano.

Se você reside em Hortolândia fale com nosso time agora mesmo e aumente sua produtividade com uma Internet rápida! Conte com a qualidade Novum Net.

Leave a Reply

Mande um WhatsApp whatsapp