Realizar compras online é uma realidade cada vez mais frequente para a população brasileira, segundo levantamento da Ebit/Nielsen, o e-commerce atingiu 13 milhões de novos consumidores no Brasil em 2020. Porém, ainda existem riscos e é preciso ficar atento às fraudes das lojas virtuais.

São diversos os tipos de fraudes, que vão desde técnicas em que criminosos tentam convencer a vítima a informar dados pessoais até a instalação de malware em celulares e computadores.

Mas fique tranquilo! Preparamos algumas dicas para que você consiga realizar compras confiáveis, confira abaixo:

1. Pesquise sobre a loja antes da compra

É importante pesquisar com antecedência sobre a reputação da loja que você pretende realizar a compra. 

Verifique na Internet a experiência de outras pessoas com a empresa, além disso, veja se há informações sobre o produto que você deseja.

2. Confira se o site de compra é realmente seguro

Muitas vezes os golpistas criam uma página na Internet muito semelhante à verdadeira,

fazendo com que a vítima acredite que está efetuando uma compra legítima. Mas após selecionar os produtos e realizar o pagamento a vítima não recebe a mercadoria.

Para evitar que isso ocorra com você existem alguns pontos que você pode se atentar, como por exemplo, a qualidade dos textos. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos.

É possível ainda verificar a autenticidade do site na lista de sites reprovados, disponibilizada pelo Procon (https://www.procon.sp.gov.br/).

3. Verifique se a empresa fornece informações de contato

Ter as informações de contato em mãos é mais uma garantia que você terá ao realizar sua compra. Com essas informações você poderá entrar em contato com a loja se algum problema ocorrer. Além disso, você também poderá tirar dúvidas e até mesmo acompanhar seu pedido.

4. Use dispositivos seguros

Outro ponto importante é utilizar wifi, computador ou smartphone seguros. Recomendamos que você não faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Pois fazendo isso você fica vulnerável a ações de pessoas mal intencionadas.

5. Digite o endereço do site (URL) na barra de endereços

Evite clicar em links que direcionam a navegação ao site da loja. É muito mais seguro digitar o endereço do site na barra do navegador da Web. Dessa forma, você consegue garantir que está entrando no site verdadeiro. 

Atenção: os sites fraudulentos geralmente possuem o endereço muito semelhante ao site verdadeiro. 

 

Não há nada pior do que a sensação de ser vítima de fraudes. Portanto, fique atento! Siga nossas dicas e compartilhe com amigos e familiares para que eles também fiquem protegidos. 

E lembre-se, conte com um Provedor que protege seus dados. Conte com a Novum. 

Atendemos o município de Hortolândia e fomos eleita por 3 anos consecutivos no quesito MAIOR SATISFAÇÃO – Prêmio Melhor Plano.

Se você reside em Hortolândia fale com nosso time agora mesmo e aumente sua produtividade com uma Internet rápida! Conte com a qualidade Novum Net.

Leave a Reply

Mande um WhatsApp whatsapp