A cada ano que passa as crianças crescem mais conectadas com a tecnologia. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil realizada em 2019, quase 90% das crianças e adolescentes estão conectados no Brasil.

Mesmo a Internet representando uma ótima ferramenta de aprendizagem e lazer para os baixinhos, existem muitos perigos também. Por conta disso, é preciso que os pais fiquem atentos, acompanhando o acesso de seus filhos. E para ajudar trouxemos algumas dicas de como proteger as crianças na Internet, confira:

1. Redes sociais
Geralmente, as redes sociais estabelecem uma idade mínima para os seus usuários. O Facebook, por exemplo, coloca uma idade mínima de 13 anos, porém, mesmo com essa condição algumas crianças acabam criando perfis.

Os riscos para elas são muito grandes, segundo pesquisas recentes, 260 milhões de crianças ao redor do mundo estão sujeitas aos perigos da rede, como por exemplo:

  • Divulgação, por parte desses menores, de seu endereço residencial, da escola onde estuda, seu nome completo e o de seus pais.
  • Criminosos que tentam aliciar crianças pelas redes.
  • Entre outros perigos ocultos.

O ideal é conversar com a criança e ficar de olho nas conversas e solicitações de amizade. Além disso, é muito importante prestar atenção em quais conteúdos seu filho está curtindo nas redes sociais.

2. Conteúdo acessado
Da mesma forma que existem programas de televisão feitos de acordo com a faixa etária da criança e com o que ela pode consumir, a Internet também possui conteúdos apropriados para cada idade.

O ideal é que as crianças consumam conteúdos de assuntos que agreguem valores. Por conta disso, é fundamental que, tanto os pais quanto as crianças consigam identificar a diferença entre um conteúdo bom e um conteúdo ruim. É importante conversar com seu filho para explicar os riscos que ele corre acessando conteúdos inapropriados.

3. Jogos e desafios
Os jogos e desafios maldosos na Internet são outros pontos que precisam de atenção. Esses desafios geralmente são vídeos que propõem atividades para serem reproduzidas e chegam a atingir um número bem grande de visualizações. O assunto é bem sério, portanto atenção redobrada ao cuidar dos baixinhos na Internet.

Para evitar que eles participem desses jogos, é importante que você, papai ou mamãe, esteja sempre de olho no histórico de navegação e possuir acesso às senhas das redes sociais das crianças.

De um fato podemos ter certeza que, principalmente hoje em dia, a relação entre crianças e Internet é inevitável. A criança irá acabar tendo contato pela escola, amigos, familiares etc. Portanto, converse com seu filho, explique os perigos da Internet e monitore as atividades dele na rede.

E aí, curtiu o artigo? Compartilhe com os papais e mamães que você conhece.

A Novum Net atende o município de Hortolândia e foi eleita por 3 anos consecutivos no quesito MAIOR SATISFAÇÃO – Prêmio Melhor Plano.

Se você reside em Hortolândia fale com nosso time agora mesmo e pare de sofrer durante os jogos online! Conte com a qualidade Novum Net.

Leave a Reply

Mande um WhatsApp whatsapp