Notícias

Outubro rosa: como se proteger contra o câncer de mama

By 7 de outubro, 2021 No Comments

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Esse é o câncer que mais mata mulheres no Brasil e é a segunda causa de todas as mortes de mulheres no país. Por conta disso, achamos importante compartilhar algumas informações essenciais sobre como prevenir o câncer. Leia nosso artigo e veja como se proteger contra o câncer de mama!

 

Fatores de risco para o câncer de mama

No ano passado, mais de 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo tiveram câncer de mama, o tipo que mais acomete a população feminina e mais mata. 

É um número extremamente alto e que muitas vezes poderia ser evitado. Apenas 10% dos casos são genéticos, já os outros 90% é resultado de fatores de risco, como: 

 

Obesidade
Alimentos gordurosos e o sobrepeso contribuem para o desenvolvimento do câncer. Por isso, é importante manter uma dieta à base de alimentos in natura, frutas, legumes, verduras, arroz, feijão e sementes. 

Sedentarismo

Esse é outro fator que contribui para o surgimento do câncer de mama. Um estudo americano demonstrou que o exercício aeróbico impacta na decomposição do hormônio estrogênio, inativando compostos que podem dar origem ao câncer de mama.

Tabagismo

Segundo universidades e centros de pesquisa dos Estados Unidos, o risco de uma mulher fumante na pós-menopausa desenvolver câncer de mama é 16% maior em comparação com uma mulher que nunca fumou na vida.

Não ter amamentado 

Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios, como o estrogênio, que favorece o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher.

Além de evitar esses fatores de risco, também é fundamental que a mulher visite o ginecologista pelo menos uma vez ao ano.  Esse acompanhamento ginecológico regular possibilita a prevenção de doenças como o câncer de mama. 

Aliás, com o diagnóstico na fase inicial as possibilidades de tratamentos menos invasivos e até mesmo de cura são muito maiores. O câncer de mama é uma doença que tem tratamentos muito eficazes, mas é muito importante fazer o diagnóstico na hora certa, então não deixe de ir ao ginecologista.

 

Sintomas 

O sintoma mais comum do câncer de mama é o nódulo na mama (caroço). Mas existem outros sintomas aos quais se deve ficar atenta: 

Espessamento da pele da mama

Saída espontânea de secreção por um dos mamilos

Retração da pele ou do mamilo

Ínguas nas axilas que não doem mas incomodam

Esses sinais são muito importantes e devem sempre ser investigados. Mas não se esqueça! Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em mulheres com mais de 30 anos poderiam ser prevenidos por meio de atividade física, aleitamento materno etc.

Não espere, faça seus exames anualmente e previna-se contra o câncer de mama. Compartilhe esse artigo com amigas e familiares para que elas também fiquem protegidas. 

Leave a Reply

Mande um WhatsApp whatsapp